quinta-feira, 27 de junho de 2013

FRENTE A FRENTE - Entrevista

Para sanarmos alguns esclarecimentos referentes a algumas dúvidas por nós percebidas, conversamos com uma professora e amiga (optou-se em não apresentar seu nome, nem local de trabalho, identificada apenas como J. S.) direcionando a ela alguns questionamentos. Veja o resultado frente às curiosidades:

Grupo TIC: Professora, como você bem sabe, estamos cursando o último ano de Pedagogia e gostaríamos que você nos ajudasse a entender algumas questões, que serão disponibilizadas em nosso blog para que outras colegas também possam ter acesso.

Grupo TIC: Você costuma acolher a TIC em sua prática? Qual sua vivência, sua experiência com as TIC´s?

Professora J. S.: Nessa escola onde eu trabalho atualmente, ainda não conseguimos adotar tecnologias mais avançadas e muito diferenciadas, como em algumas escolas que já possuem acesso à internet e tecnologia assistiva, mas levando em consideração que as TIC´s se referem a meios eletrônicos que auxiliam a comunicação entre os sujeitos, temos o uso da TV e do vídeo (uma em cada sala de aula), temos o multimídia e também alguns programas nos computadores. A hora da informática é um momento bem recebido – e esperado – para praticamente todos os alunos. Nesse momento eles investigam e analisam o funcionamento o tempo todo; desbravam essa tecnologia, que para muitos ainda é estranha. Uma atividade que eles gostam e a de levar o cursor até a saída do labirinto, dentre outras atividades como pintar... Mas também o tempo é pequeno para a aula de informática, apenas um dia por semana, por quinze minutos. Quanto a acolher essa ferramenta no meu trabalho, busco sempre pensar e refletir mesmo sobre como posso estar trabalhando, em quais momentos, para que essa ferramenta não seja utilizada de maneira muito esporádica.

Grupo TIC: No começo da sua resposta, você falou sobre “Tecnologia assistiva”. Nos conte um pouco mais sobre este assunto.

Professora J.S.: A tecnologia assistiva diz respeito a diferentes equipamentos que podemos utilizar para que a vida da pessoa com necessidades especiais se torne mais fácil e de mais qualidade. Então, são modificações, adaptações feitas em ambientes, ou as próteses, ou adaptações em teclados ou monitores de computador, para que ultrapassem as dificuldades das deficiências, como visual, auditiva, motora... Essas adaptações e que são destinadas ao ambiente educacional, especificamente, são chamados Objetos de Aprendizagem.

Grupo TIC: Comente um pouco sobre o uso das tecnologias para alunos com NEE.

Professora J. S.: O trabalho com a tecnologia é interessante para os alunos que não possuem NEE e, especialmente para aqueles que têm necessidades especiais, porque a tecnologia... Vamos dizer assim... Acaba criando um clima muito mais interativo, dinâmico e envolvente, não apenas para as crianças, como para adultos também. A escola de hoje precisa abrir espaço para as tecnologias, porque elas estão aí. Como dizem, não podemos ignorá-las e, em vez de perguntarmos se são boas ou ruins pra escola, temos que nos perguntar como trabalhar com elas e retirar o maior proveito disso. Então, na minha opinião, as TIC´s são interessantes em muitos aspectos: podem ser utilizadas no trabalho com pessoas mais novas e mais velhas; torna o ensino bem mais interessante; tanto aluno quanto professor aprendem quando trabalham com a tecnologia e também o fato de abraçarmos e fazermos bom uso de algo que a escola não tem como ignorar, que é a tecnologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário